Conexão CINECUFA Brasil – Moçambique "Tamu Junto"
O festival de cinema “Tamu Junto” é a conexão entre os dois países, e será realizado em Moçambique, no Teatro Avenida (Av. 25 de Setembro), de 11 a 16 de outubro.
A Central Única das Favelas – CUFA, com o projeto Cine Cufa, em parceria com a documentarista Laila Valois e a produtora Carolina Dumbrovsky, realizam a primeira edição do festival “Tamu Junto”, uma conexão e intercâmbio entre Brasil e Moçambique.
A idéia dessa conexão surgiu através de duas amigas de infância que foram separadas pelas suas escolhas de vida. Uma foi para o Rio de e a outra para Moçambique. A CUFA já realizava o festival internacional de cinema e elas então resolveram idealizar o projeto unindo seus países.
Para o evento realmente ser “junto”, os dois realizam o Festival no mesmo período, do dia 11 ao 16 de outubro. No Brasil quem recebe o festival pela quinta vez é Centro Cultural do Banco do Brasil e em Moçambique será o Teatro Avenida .
Essa parceria resulta em um encontro de igualdades, onde as realidades suburbanas se encaixam, em contextos culturais diferentes. Buscando explorar as expressões nos temas da sociedade, Brasil e Moçambique distantes geograficamente, caminham juntos em passos lentos quando falam em classes menos favorecidas.
O evento quer ver e mostrar as origens africanas refletidas nos dias de hoje, as proximidades que vão além da língua portuguesa. Procurando pontos de interseção e por que não diferenças também. Após o festival haverá um fórum aberto ao público para discutir resultados e debater idéias propostas pela organização, pelos cineastas e o público para aproxima edição do festival TAMU JUNTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário